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Alavanca de cambio (encurtando e tirando folgas)
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MensagemEnviado: 17 Mar 2015, 21:00 
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Salve Salve galera... muito tempo sem ao menos comentar por aqui, porem estou sempre navegando e vendo posts...

hoje vim meio que unir 2 tutoriais e umas dicas a mais

Bom sempre que começo desmontar algo ja vou aproveitando as partes desmontadas e mecho em tudo.
Meu radiador de ar quente começou apresentar vazamento. então resolvi aproveitar a desmontagem central do painel e tirar folgas da alavanca de cambio/trambulador e varão. então como estava mexendo nesta parte resolvi também encurtar a alavanca

para tirar a folga da alavanca de cambio usufrui do tópico do nosso amigo Leocastro (http://www.kadetteiros.com/forum/viewtopic.php?f=8&t=48345&p=657023&hilit=folga+no+cambio#p657023) os novos pinos estão no torneiro para serem feitos graças ao desenho para confecção do novos pinos :feliz:
Imagem.
executei todo tramite feito no dele troca de buchas do varão, cruzeta e liame do trambulador, até aqui 100%, porém achei que seria interessante também mostrarmos o processo de desmontagem da alavanca.
segue algumas imagens:

após remover toda alavanca do chassi do carro
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Não reparem na circulação em vermelho ... são as novas buchas do varão

precisamos desmontar ela da base metálica que é parafusada no chassi. pois bem, para isso temos que liberar as travas da mesma
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são um pouco chato, mais é facil, basta paciência pois pode quebra com facilidade (CUIDADO).
Na propria trava existe um vão onde encaixa a ferramenta,
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no meu caso utilizei facas velhas e segas... pois a chave de fenda é muito grossa e quando for forçar quebra a trava, utilizei duas facas para destravar um dos lados e depois o outro lado
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detalhe com as duas facas espetadas solta um lado
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ok... feito isso levante um pouco o lado que destravou para não travar novamente... e repita o processo para as outras 2 travas

antes de remover totalmente marque um dos cantos para montar certo depois
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após soltar da base de ferro precisa soltar outra base, a que é presa pelo pinos pequenos da imagem

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esta é facil...

e por ultimo é soltar a trava oring (acho que assim que se refere) e soltar o pino eixo o maior da imagem acima
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não tirei foto do meu mais estava muito gasto a ponto de quebrar... é isso galera a parte de desmontagem ai é só mandar pro torneiro fazer os novos pinos e vida nova na troca de marchas ..

porém meu projeto não parou por ai, como disse la no começo encurtar alavanca... para isso temos um ótimo tutorial do nosso colega Alex Kadetteiro (http://www.kadetteiros.com/forum/viewtopic.php?f=8&t=32574&hilit=encurtar+alavanca+cambio)

Marcação para o corte, no caso a parte em azul, é onde vai ficar o vão/corte
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aqui algumas simulações após medido.
não detalhei muito pois o tópico do Alex explica perfeitamente

encapei com fita crepe facilita as marcações, parece um cigarro...
as ricas referese a de cima onde sera o novo tamanho da alavanca e a de baixo é até onde a manopla desce (cerca de 2 cm)

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Bom como podem ver tive que usar o flash, pois ja estava escurecendo e fotos de celular não colaboram muito no escuro
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como não tenho morsa acho que dificultaria bastante no corte da haste então amanha vou levar num serralheiro que deve fazer isso em menos de 5 minutos...

galera outro detalhe que percebi pelo menos no meu é que aquela base de fixação da haste no chassi do carro tem algo parecido com coxim na parte central dele onde vem um anel externo de aço um anel de borracha e outro anel de aço onde vai as travas platicas que foi removida com ajuda de facas anteriormente. ali no anel de borracha em dois lados vai uma pelicola bem fina de borracha e nos outros dois lados mais grossa a camada de borracha, percebi que a camada/pelicola mais fina estava se partindo e se partisse toda iria gerar um jogo/folga maior, como ja tinha visto um novo que custa R$260,00 (paralelo) é todo preenchi de borracha e não tem a parte fina, ou seja não tem a pelicola fina

parte de borracha marcada em vermelho (este compartimento parece simular um coxim)
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achei meio vulnerável e resolvi preencher com silicone de cola quente que após seco fica numa rigidez bem similar a borracha que fica neste compartimento

vejam como ficou!

parte de cima após aplicar a cola dei uma limada para dar acabamento e nivelada
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e a marte de baixo
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bom galera.... é isso o tópico ja ficou bem extenso mais acho que bem detalhado...
vou parar por aqui, conforme for progredindo vou atualizando..

valew,, abraços

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Editado pela última vez por Osmane Jr. em 26 Mar 2015, 17:55, no total de 3 vez

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Re: Alavanca de cambio (encurtando e tirando folgas)
MensagemEnviado: 18 Mar 2015, 00:58 
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legal esse tuto as fotos esclarecem melhor o conteudo

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Re: Alavanca de cambio (encurtando e tirando folgas)
MensagemEnviado: 18 Mar 2015, 09:24 
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opa, legal saber que meu topico sobre a encurtar alavanca ainda serve pra algum membro... :positivo:

preciso fazer esse trampo na alavanca pois a minha tbm ta com uma folga do baray... :disfarça: ta até bem dificil os encates de algumas marchas as vzs, principalmente 1º e 3º queria saber prq geralmente sao as marchas pra FRENTE que mais encomodao pra encaixar?! :tantan: :ai:

vou dar uma acompanhada aqui e depois de pronto diz pra gnt se mudou muita coisa nos engates e tals..

flw :positivo:

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Re: Alavanca de cambio (encurtando e tirando folgas)
MensagemEnviado: 18 Mar 2015, 11:09 
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Aléx kadetteiro escreveu:
opa, legal saber que meu topico sobre a encurtar alavanca ainda serve pra algum membro... :positivo:

preciso fazer esse trampo na alavanca pois a minha tbm ta com uma folga do baray... :disfarça: ta até bem dificil os encates de algumas marchas as vzs, principalmente 1º e 3º queria saber prq geralmente sao as marchas pra FRENTE que mais encomodao pra encaixar?! :tantan: :ai:

vou dar uma acompanhada aqui e depois de pronto diz pra gnt se mudou muita coisa nos engates e tals..

flw :positivo:


Alex tenho seu tutorial salvo comigo há algum tempo já. nunca tive coragem de fazer,,, mais ai encarei a empreitada quando comecei a desmontar, e já fui eliminando tudo que me incomodava, (liame do trambulador, as buchas e cruzeta do varão, e os pinos/eixos da alavanca esses descobri recentemente graças ao tutorial do Leocastro) relativamente um custo baixo e fica com 0 KM.
para remoção de folgas foram gastos:

Buchas do varão R$ 15,00 (cada)
Cruzeta do varão R$ 20,00
Liame do trambulador R$ 25,00
retentor do trambulador (não tava vazando, mais aproveitei a desmontagem e troquei) R$ 9,90
junta do trambulador R$ 3,00

os pinos não terão custo, pois levei na firma de usinagem de um colega, mais acredito não ser caro caso tenha que pagar, não teve mão de obra pois eu mesmo que fiz que por sinal adoro, e por mais que seja mecânico de confiança você fazendo sai mais bem feito.

Total R$ 84,90

mais tarde saio para efetuar os cortes na alavanca num serralheiro que também não deve sair caro. logo trago noticias...

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Editado pela última vez por Osmane Jr. em 18 Mar 2015, 11:11, num total de 1 vezes

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Re: Alavanca de cambio (encurtando e tirando folgas)
MensagemEnviado: 18 Mar 2015, 16:30 
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Muito legal, bem explicativo mesmo! daqui uns dias quero mexer nisso!

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Re: Alavanca de cambio (encurtando e tirando folgas)
MensagemEnviado: 26 Mar 2015, 18:31 
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Salve Salve Pessoal...

Decupem a demora, mais estou aqui eu para finalizar,

Bom a demora foi mais devido ao imprevisto que a fabricação do pino novo, como eu somente imprimi o desenho do nosso amigo Leocastro e levei na firma de usinagem do meu colega,
foi o seguinte no meu caso ele fabricou a peça exatamente conforme o desenho e como la é uma firma relativamente grande, não podendo parar a produção para atender favores rsrsrs
não poderia ficar parando tudo pra me atender este foi o motivo da demora porque a peça fabricada conforme o desenho ficou muito grossa e não entrava nem a pau no devido local então tive que voltar lah na usinagem e pedir para fazer outra ou tirar a diferença, mais ai dessa vez eu levei o pino original e a alavanca, no caso o desenho estava com 6,05mm e no meu caso foi medido e fabricado outro com 6,00 e a cavidade da trava com 4,00... a diferença foi minima mais não entrava de jeito nenhum somente após a nova com os 6,00mm fabricada. e tive que esperar até que a produção da fabrica tivesse um tempo para presta o favor...

só pra deixar claro, não estou dizendo que o desenho esta errado, pois para o carro do Loecastro a medida informada coube, este foi meu caso.... só pra ilustrar segue em vermelho a medida que coube no meu

Imagem


e aqui os pinos... no caso o do meio é o original (supergasto) a ponto de quebar ... o da esquerda é o com 6,00mm que coube no meu e o da direita o feito exatamente conforme o desenho, não coube no meu

Imagem
....

é isso ai galera apesar do imprevisto ficou 100%, mais uma vez obrigado a galera disponibilizar o material para que possamos fazer esses up's em nossos carros

estou postando um vídeo também após finalizado e montado, não foi editado e desculpem os erro de português


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Re: Alavanca de cambio (encurtando e tirando folgas)
MensagemEnviado: 26 Mar 2015, 18:36 
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pessoal... bom o pino que não coube na minha alavanca esta sobrando aqui como foi fabricado outro novo... caso alguem queira encarar a empreitada simpres posso doar, lembrando que a medida diferiu da medida da minha alavanca, não sei se é o caso de todos. até porque se não me engano o carro do Leocastro que nos disponibilizou o desenho é um monza.

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Re: Alavanca de cambio (encurtando e tirando folgas)
MensagemEnviado: 26 Mar 2015, 20:05 
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Re: Alavanca de cambio (encurtando e tirando folgas)
MensagemEnviado: 26 Mar 2015, 21:56 
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Re: Alavanca de cambio (encurtando e tirando folgas)
MensagemEnviado: 30 Abr 2018, 01:56 
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Re: Alavanca de cambio (encurtando e tirando folgas)
MensagemEnviado: 28 Jun 2021, 11:40 
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Re: Alavanca de cambio (encurtando e tirando folgas)
MensagemEnviado: 28 Jun 2021, 11:42 
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Não consigo vê as fotos qdo tem poste com fotos

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