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[TUTORIAL] CHECK CONTROL - Andamento 80%
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MensagemEnviado: 12 Dez 2011, 17:06 
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Galera já tem tempo que ando meio com a vontade louca para resolver os problemas de 2 luzes do meu Check Control que não funciona bem das pernas.

pois bem, resolvi ajudar todos que tem CC ou pretende ter este bagulho nos Dettões.

Neste post, pretendo atualizar com fotos, explicações, diagramas elétricos, como fiz as instalações e coisa e tal, como arrumei os sensores de água do Radiador, sensor de óleo e sensor do reservatório dos limpadores. (por enquanto os únicos que estavam com problemas)

vou começar com o bem básico para a galera.
fotos dos sensores, explicação básica como fiz os testes de Sensor e CC.

Luzes de Anomalias do Check Control
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1. lâmpada de Farol ou Lanterna queimada (acho que avisa se a placa também estiver queimada)
2. lâmpada da Luz de Freio
3. nível da água do radiador
4. nível de óleo
5. nível do Fluído de Freio
6. nível da Pastilha de Freio
7. nível da água dos limpadores de vidro

bom já que aprenderam para que serve cada luz do Check Control, agora é a vez de eu apresentar aonde esses danados se localizam.

Sensor do reservatório dos Limpadores de Vidro - Independentes dos 2 conectores 1 vem do conector 4 do C.C. e o outro conector é Negativo
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Sensor de Reservatório de Água do Radiador - Independente dos 2 conectores 1 vem do conector 7 do C.C. e o outro conector é Negativo
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Sensor de Fluído de Freio - Independentes dos 2 conectores 1 vem do conector 5 do C.C. e o outro é negativo
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Sensor do Nível de óleo (localizado no Carter) - este ainda estou querendo saber se tem posição nos fios ou não - mas por enquanto independentes os fios - 1 vai pro conector 9 do C.C. e o outro vai pro conector 10 do C.C.
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Sensor de Óleo fora do carro
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Interruptor da Luz de Freio (não é sensor mas faz parte do CC)
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Módulos (Verificador das lâmpadas - Farol/Lanterna - Luz de Freio)
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Sensor da Pastilha de Freio ainda não tenho fotos porque eu não tenho o sensor heheheh - mas para quem tem independentes dos fios 1 vai pro conector 2 do C.C. e o outro vai pro conector 3 do C.C.

Check Control
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Conector do Check Control - 14 fios
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como na primeira foto da esquerda para direita (pode haver cores diferentes nos fios de carro para carro - pois bem vou ignorar e seguir a ordem dos pinos)

Diagrama Elétrico do Chicote Check Control - Somente do Check Control (o conector do Módulo de Sensores das Lâmpadas está na imagem para mostrar para onde conectar os fios, Diagrama Elétrico dos Sensores das Lâmpadas será montado durante esta semana
Sei que a imagem é grande mas prefiro qualidade
Imagem
1- Negativo
2- Vai pro Sensor da Pastilha de Freio
3- do Sensor da Pastilha de Freio volta pro C.C.
4- Vai pro Sensor do Reservatório de Limpador dos Vidros
5- Vai pro Sensor de Fluído de Freio
6- Verificador de lâmpadas de farol - este vai direto pro módulo de Sensores das Lâmpadas conector 1
7- Vai pro Sensor do Reservatório de Água do Radiador
8- do Sensor do Nível de Óleo volta pro C.C.
9- Vai pro Sensor do Nível de Óleo
10- Verificador de Luz de Freio (Pare) - este vai direto pro Módulo de Sensores das Lâmpadas conector 2
11- Este entra em contato entre o Conector 12 do Módulo de Sensores das Lâmpadas e Interruptor do Pedal de Freio (lado que não há corrente)
12- Positivo 15A posição 15 - Chave
13- Positivo 15 A posição 30 - Bateria
14- Este vai pro Interruptor do Pedal de Freio entre o Fusível e o conector.

Apenas um Detalhe sobre os números na parte elétrica e seu significado.
para quem não sabe é aqueles números que aparece num botão, num relê, num diagrama elétrico e coisa e tal. Se eu me lembrar ou alguém lembrar de algum eu atualizarei esta listinha aqui para ajudar nós todos.
Citação:

15 - Saída Positiva do Comutador de Ignição
15a - Saída positiva do Comutador de Ignição e partida, protegida por Fusível
30 - Positivo Direto da Bateria
30a - Positivo direto da Bateria, protegido por fusível
31 - Ponto massa Negativo da Bateria
85 - Entrada da Bobina do relé (Positivo)
86 - Saída da Bobina do relé (Negativo)
87 - Contato de Saída do Relé




Citação:
Meu Check Control finalizado dia 30 de Dezembro de 2011
OK 1. Sensor de Lanterna e Farol Baixo queimada.
OK 2. Sensor da Luz de Freio.
OK 3. Sensor Reservatório de Água Radiador
OK 4. Sensor Nível de Óleo
OK 5. Sensor do Fluído de Freio
OK 6. Sensor do Nível das Pastilhas de Freio
OK 7. Sensor do reservatório dos Limpadores de Vidro



Abaixo terá mais novidades e fotos, detalhes e coisa e tal.
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CHICOTE SENSOR DAS LÂMPADAS
Imagem
DIAGRAMA DO CHICOTE

1. vai pro pino 6 do conector do C.C.
2. vai pro pino 10 do conector do C.C.
3. Não tem nada
4. Não tem nada
5. Negativo
6. vai pro fusível que chega no conector 56B do Interruptor Comutador de Farol Alto e Baixo
7. vai pro fusível que chega no conector 56B do Interruptor Comutador de Farol Alto e Baixo
8. vai para a Lâmpada de Luz de Freio lado direito
9. vai para a Lâmpada de Lanterna lado esquerdo
10. vai para a Lâmpada de Lanterna lado direito
11. vai pro fusível que chega no conector 58 do Interruptor de Luz
12. Este entra em contato entre o Conector 11 do Check Control e Interruptor do Pedal de Freio (lado que não há corrente)
13. vai pro fusível que chega no conector 58 do Interruptor de Luz
14. vai para a Lâmpada de Farol baixo esquerdo
15. vai para a Lâmpada de Farol baixo direito
16.vai para a Lâmpada de Luz de Freio lado esquerdo
========================================

OBSERVAÇÃO: Tome muito cuidado, muita atenção e tenha paciência. (não me responsabilizo com o que houver no carro de vocês)

Arrumando Sensor LUZ DE FREIO

primeiros passos antes de fuçar no C.C. e no módulo de sensor.

1. Sua luz do C.C. fica acesa mesmo quando pisa no pedal de freio? Se sim, continue aos testes abaixo. Se não seu C.C. está funcionando de boa mas faremos uns testes para verificar se ele está fazendo o papel dele de funcionamento correto.
2. Já olhou se as suas luzes acendem quando pisa no freio? Não minhas luzes não acendem - Verifique o interruptor de freio que fica conectado no pedal de freio. Sim minhas luzes acendem mas meu C.C. continua aceso - fica tranquilo e continue com os testes e mais abaixo a solução.
3. Tem alguma lâmpada queimada? Sim tenho uma Lâmpada de Freio queimada - troque ela e refaça os testes para verificar se o C.C. apaga.
Não todas as 2 Lâmpadas estão acendendo.

OBS:. Note se ambas as lâmpadas estão com a mesma intensidade de luminosidade e verifique ambas as lâmpadas se são de mesma potência 21W
sim a potência vai confundir o C.C. e o Módulo das luzes.

VERIFICANDO o C.C. para ver se o danado está fazendo o papel de avisar sobre a lâmpada de freio queimada.
(AQUI É SÓ PARA QUEM TEM O C.C. FUNCIONANDO CORRETAMENTE E CLARO PARA OS QUE TERMINARAM DE ARRUMAR O C.C.)

gire na chave espere as luzes apagarem e claro pise no pedal de freio para que o aviso de luz de freio queimada se apague. agora abra o porta mala e desconecte o conector da lanterna pode ser do direito ou do lado esquerdo, de qualquer forma terá que fazer nos 2 lados.
ao desconectar o conector da lanterna volte para o carro e pise no freio, se o C.C. acender (ótimo seu C.C. está funcionando 50% por enquanto), desligue a chave do carro, volte para o porta malas e reconecte o conector da lanterna, volte para o carro e gire na chave e refaça todo o processo só que agora com o outro conector da lanterna oposta, se acender o C.C. pronto seu C.C. está funcionando 100% corretamente)
obs:. se você reconectar o chicote na lanterna e tentar pisar no freio mesmo com o C.C. avisando anomalia de lâmpada de freio queimada ela não irá apagar.

Caso todo este processo o seu C.C. não acusar lâmpadas queimadas de luz de Freio, ou tem gato no meio do carro ou o módulo ou o C.C. podem estar com problemas.

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SENSOR LUZ DE FREIO

Bom antes de tudo, tenha muita calma, anote tudo, tire foto marque os fios, desenhe o chicote, tenha multimetro, solda, estanho e um termo retrátil, ou fita isolante, fio e muito fio. pode ser de 0,75mm mesmo só para testes.

primeiro passo ignorar o chicote original (por enquanto), precisamos testar o C.C. e o módulo de forma mais fácil com clareza e com os fios a mostra.
Isso se o seu carro está todo montadinho que nem o meu quando eu arrumei este sensor.

primeiro vamos ao corte dos conectores das lanternas. Recomendo anotar as cores ordem, desenhar o conector marcar com fita os fios cortados, para não sair remontando e quando pisar no freio acender luz de ré, seta, e outras luzes.

são 3 fios 1 espaço 2 fios (conector da lanterna de cima para baixo)
nos meus conectores ficaram assim 2º fio da lanterna da esquerda e 1º fio da lanterna da direita. (não entendi muito bem cheguei a ver o filamento que acendia, pensei que seriam os mesmos conectores. - isso foi o que está no meu carro. por isso recomendo fazer o seguinte.
Imagem
desconecte o interruptor de freio que fica no pedal (assim fará ele acender as luzes de freio), gire a chave sem dar partida.
e corte o primeiro fio ou o segundo e veja se a lâmpada apaga (isso é para os leigos como eu que não entendem nada de elétrica kkkkkkkkkkk)
corte apenas um fio, cortou o fio apagou? beleza pode parar por aqui. cortou o fio, não apagou? Opa para desligue o carro, e imende este fio de volta e corte o 2º fio e teste novamente.

Enfim após ter os fios cortados em ambas lanternas (recomendo isolar com fita isolante os fios cortados e recomendo também isolar a imenda que vocês farão nos conectores com fios provisórios)

Vai ficar mais ou menos assim
Imagem
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Puxe os 2 fios lá para frente do carro, pode ser por dentro ou por fora do carro tanto faz, o importante é chegar perto do módulo e do C.C.

bom estes fios é bem simples.

1 fio vai pro conector 8 e o outro vai pro conector 16 do Módulo das Luzes.
Imagem
isso mesmo corte os fios que saem dos conectores 8 e 16 e faça as imendas com fita isolantes desses 2 fios que vocês puxaram lá das lanternas

OBS:. recomendo anotar as cores, marcar os fios com o número do pino e isolar os fios cortados.

OK a primeira parte já está pronta.
vamos para a segunda parte ligar o C.C

corte o fio 2 do conector do módulo do sensor das luzes e puxe o fio até o conector 10 do C.C.
corte o fio 12 do conector do módulo do sensor das luzes e puxe o fio até o conector 11 do C.C. porém fazendo tipo um "T" (12 se encontra com o 11 e ambos vão ao interruptor) <- será que da para entender?
só que antes de imendar no interruptor do freio, vamos achar qual é o o conector que não passa corrente.
ligue o multimetro, gire na chave sem dar partida, espete o negativo do multimetro em algum lugar no carro.
eu fiz assim
Imagem
coloque na posição 20V no multimetro e com a ponta positiva do multimetro coloque no interruptor do freio ou no fio que conecta no interruptor.
se marcar algum valor, não é este fio que queremos. Só confere se o outro fio marca algum valor. (observação o botão tem que estar sendo apertado se não vai marcar em ambos os fios)
após pescar o fio que não marca corrente, imende o fio que saiu do conector 12 do Módulo e do conector 11 do C.C.

pronto mais um passo próximo do conserto
foto do interruptor de freio
Imagem
corte o fio do Conector 14 do C.C. e puxe para o fio do interruptor de freio o lado que tem corrente

depois de ligar as lâmpadas no módulo, ligar o módulo no C.C., ligar o módulo e C.C. no interruptor de freio. vamos fazer um teste, para alguns poderem parar por aqui.
Imagem
fique pressionando o interruptor de freio com o dedo mesmo. Gire na chave sem dar partida e espere o C.C. apagar todas as luzes menos é claro do sensor de freio, agora solte o botão do interruptor, se apagar a luz parabéns já tem 50% do C.C. funcionando.

outra observação as luzes por acaso estão acesas (luzes de freio), se não acenderam, verifique se as imendas estão corretas conectores pinos fios, tudo.

como funciona da bateria do carro até a Lâmpada de Freio passando pelo C.C. e módulo.

BATERIA - Fusível - Interruptor/C.C. 14 - Interruptor/C.C. 11 + Módulo 12 - Módulo 8 e 16 - Luzes de Freio esquerda e direita

OBS: a energia mandada para a Lâmpada de freio passa pelo módulo das luzes do C.C., caso esteja tudo corretamente conectado, pode haver a possibilidade de estar queimado o módulo.
qualquer dúvida

pegue o fio que sai do interruptor de freio conecte no pino 12 do módulo e veja se sai corrente tanto no conector 9 e 16 do módulo.
Se começar a ficar tenso e precisar do carro, refaça as imendas do chicote original tudo de volta e pronto, seu carro está de novo como era.

o importante é ver se as luzes de freio acendem se acenderem ótimo, vai e faça o teste de queima de luz de freio, desconectando o conector de cada lanterna e testando o C.C. para ver se acendem avisando queima de lâmpada. se ele avisar em ambas as Lanternas. ótimo, pode começar a puxar fio todo certinho por dentro da canaleta do carro, soldando os fios e isolando muito bem (recomendo termo retrátil) e também fios de 0,75mm no máximo para não ficar muito grosso os chicotes.

passe os fios tudo direitinho e vai fazendo 1 fio de cada vez para não dar erro e começar a dar problemas no carro. marque, desenhe tire foto dos esquemas da "gambiarra provisória" para fazer depois tudo certinho.







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RESERVADO REPARO SENSOR RESERVATÓRIO ÁGUA RADIADOR
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========================================
[size]SENSOR RESERVATÓRIO LIMPADORES DE VIDROS

REPARO:
[/size]

primeira observação, faça os testes na ordem, antes de partir para o reparo do sensor.
1. ao girar a chave o C.C irá acender todas as luzes, inclusive do Reservatório dos Limpadores (caso ela não acenda, pode remover o C.C. do painel e verificar a lâmpada - mau contato ou queimada) se mesmo trocando a lâmpada e continuar apagada logo após acender todas as luzes do C.C., problema no circuito.
2. ao girar a chave o C.C. irá acender todas as luzes e irá apagar após uns 3 a 5 segundos verificando as anomalias e deixando os problemas acesos, pois bem, se no caso, ela apagar e mesmo assim quer fazer o teste para verificar se o sensor está OK, pule para a Etapa 4.
3. ao girar a chave o C.C irá acender todas as luzes e irá apagar após uns 3 a 5 segundos verificando as anomalias e deixando os problemas acesos, caso a do reservatório esteja acesa, agora é verificar se o chicote no sensor está todo certinho.
4. desligue a chave da ignição, abra o capô e remova o chicote do reservatório de limpador, faça um Jumper no Chicote, veja se está bem encaixado o fio (Ver na parte como fazer um Jumper para teste de C.C. final do tópico).
5. Religue a Chave e espere o C.C. verificar as luzes, após isso se a luz do Reservatório do Limpador apagar (OK - seu chicote parece estar no lugar correto vá para a etapa 6). - Caso a luz continua acesa (verifique se o seu jumper está fechando curto corretamente entre os terminais, e refaça o teste, desligue a chave e religue a chave. Se continuar persistindo de continuar aceso a luz do reservatório do limpador, então tem algum "gato" no meio do chicote, terá que fazer este teste no Chicote que sai do C.C. (ignorando o restante do chicote que vai até o Reservatório ir para a Etapa 7).
6.Com o C.C. funcionando, remova o Jumper do Chicote e espere um tempo para que o C.C. acuse demora entre 5 a 1 minuto dependendo do carro ou da situação do C.C., se a luz acender (ótimo agora é só o sensor no reservatório não precisa mais continuar com as etapas adiante) - Caso ela não acenda, é provável que tenha algum "gato" na fiação entre o C.C. e o Sensor (no meio do caminho, vá para a Etapa 7)
7. Desligue a chave do carro, remova o C.C., desconecte o conector do C.C., remova a Capinha do Chicote, ache o fio conector 4
independente da cor é o conector 4 uma foto mais acima tem uma foto mostrando aonde achar a numeração que esteja bem provável quase ilegível.
isole o fio do conector 4 e pegue um fio comprido não muito que de para chegar até perto da porta do motorista e encoste na lata.
Conector 4, fio imendando nele até na lata do carro. ligue a chave e veja se a lâmpada agora apaga. caso ela continue acesa, verifique se o fio que você pegou é o 4 e verifique se a outra ponta está bem presa numa parte que passe corrente na lata do carro. Se continuar aceso o problema já é no circuito dentro do C.C.

TESTANDO O SENSOR DO RESERVATÓRIO DO LIMPADOR DE VIDRO
acredito que seja fácil para todos para remover este sensor que é o mais tranquilo.
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sensor fora do reservatório
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bom primeiro veja se a bóia de mexe. Vire o sensor de cabeça para baixo, e depois coloque na posição normal.
Depois conecte o sensor no chicote (funcionando), deixe o sensor na posição de cabeça para baixo (simulando que o reservatório está cheio) e ligue a chave e veja se a luz do C.C. apaga
Imagem
se o C.C. não apagar a luz, então bora arrumar da forma higiênica no sensor.

Posição baixo nível de água
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posição nível máximo de água
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pegue a bóia e faça o movimento de subir e descer, bem devagar e até chegar no máximo até onde ela chega.
caso você esteja ouvindo barulho de algo raspando (sujeira - terra, ferrugem, e outras coisas), e ela estiver meio durinha para mexer (Sujeira - das brabas)

Solução, WD40, desengordurante, água quente e por favor lave com cuidado, e com muita calma, que para quebrar ele, eu acredito que só precisa espirrar.
E depois refaça o teste, caso o problema persistir, continue a limpar mais um pouco e depois se continuar, infelizmente será um sensor novo.

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SENSOR NÍVEL DE ÓLEO
REPARO:

produtos a serem utilizados para limpeza:
Utilizei este desengraxante igual a este da foto abaixo e Alcool Isopropílico 100% puro (não pode haver água)
Imagem
Imagem
Na imagem abaixo, temos o sensor com 2 furinhos para entrada e saída do óleo para marcar o nível na bóia.
Imagem

Bom aplique uma quantidade razoável de Desengraxante dentro deste furinho, e aguarde cerca de uns 3 a 5 minutos com ele quietinho numa posição que o desengraxante não vaze para fora.
Assim que passar este tempinho, vire de cabeça para baixo para remover o Desengraxante e claro o óleo velho que ficou grudado lá dentro. Agora aplique mais uma vez e tampe com os dedos os 2 furinhos e de uma leve balançada para cima e para baixo o sensor, no início pega leve nas balançadas OK, faça isso durante uns 30 segundos ou mais. e vire de cabeça para baixo para remover o desengraxante, junto com o óleo. Acho que já deu para sacar o esquema, faça isso pelo menos umas 10 vezes. aplique depois uma boa quantidade de Desengraxante até transbordar no furo mais abaixo, e deixe o sensor repousar pelo menos um bom tempo (coisa de 3 a 6 horas) com o Desengraxante, depois repita mais uma sequência de saculejo com o sensor usando o desengraxante. Até sair mais ou menos limpo. Aproveita e usa o Desengraxante para lavar por fora também, assim como eu fiz com o meu.
Assim que terminar tudo, agora é a vez do Alcool Isopropílico (não poder conter uma gota de água). Aplique o Alcool dentro do furinho de umas sacudidades e remova o líquido de dentro, e refaça isso pelo menos umas 6 vezes. Deixei o Sensor em local arejado com os furos amostra para que o alcool evapore lá de dentro. o Alcool aqui serve para remover o Desengraxante no Sensor.

aproveitando se for dar preferência em serviço bem feito, eis aqui uma dica que até recomendo.
As capinhas que protegem o fio, na parte interna do sensor (dentro do carter), está ressecado e quebradiço como na foto abaixo
Imagem
E isso pode dar problemas de acabar soltando dentro do carter e ficar circulando junto com o óleo
Eu recomendo remover e aplicar Termo Retrátil. Abaixo Eu colocando uma mangueira de Termo Retrátil no fio e depois refazendo a solda.
Imagem
Termo retrátil aplicado nos fios, protegendo melhor os fios.
Imagem
Imagem
Nesta posição simula que o nível de óleo está cheio
Imagem

FIOS do Chicote do C.C. para o Sensor de Óleo
8- Vai pro Sensor do Nível de Óleo
9- Vai pro Sensor do Nível de Óleo

Bom para fazer os testes. Primeiro seu C.C. tem que estar funcionando.
Está Acendendo a Luz do Sensor?
SIM - ótimo então vamos para a próxima pergunta
NÃO - então verifique se a lâmpada está queimada (caso esteja sem lâmpada ou queimada, pegue a lâmpada de outro sensor só para fazer o teste).

A Luz apaga mesmo sem o sensor conectado?
SIM - Então tem JUMPER entre o C.C. e o chicote, terá que isolar o chicote e fazer o teste diretamente no chicote do C.C. deixando os fios 8 e 9 em abertos para a luz continuar acesa, caso ela apague (problema dentro do C.C.)
NÃO - BELEZA, bora aos testes com o sensor.

TESTANDO o SENSOR DE ÓLEO
conecte os fios do sensor.
1 fio pro conector 8 do C.C.
outro fio pro conector 9 do C.C.
coloque o sensor de cabeça para baixo nesta posição aqui, tente deixar mais em pé possível.
Imagem
assim fará a simulação de ele estar cheio de óleo no carter
Ligue a chave sem dar partida (espere o C.C. checar as luzes até apagar as luzes - INCLUSIVE a do Óleo)
se ela não apagar, desligue a chave de uma sacudida no sensor (talvez ele acabe travando a bóia), e repita o teste...
Se Continuar a luz acesa mesmo com o sensor de cabeça para baixo, verifique novamente os conectores do C.C. e refaça o teste.
Caso não de certo (é provável que o sensor possa estar com problemas mais sérios)

Caso a luz apague com o Sensor de Cabeça para baixo, parabéns seu sensor está funcionando, faça mais um teste, vire ele na posição que a bóia fique para baixo, simulando carter sem óleo, desligue a chave e religue, a luz do Nível de óleo terá que ficar piscando, se acontecer isso Ótimo seu sensor já pode ser montado no carro.

Sensor de Nível de Óleo - até os 3 primeiros litros de óleo (o sensor acusava falta de óleo no motor)
3 litros e 250ML o sensor já não acusava falta de óleo no motor

(Teste realizado por mim, na oficina, quando instalei ele no carro, litro por litro ligando e desligando a chave esperando apagar as luzes do C.C. - esperando cerca de 3 minutos por 250ML de Óleo aplicado no motor - já que o óleo demora a descer.)

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========================================
RESERVADO REPARO SENSOR RESERVATÓRIO FLUÍDO DE FREIO
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========================================
Removendo o conector do C.C.
Primeiro Puxe a travinha Preta para desconectar o chicote do Check Control
Imagem
Nesta posição pegue uma pequena chavinha de fenda ou algo parecido e entre a capinha e o conector vai destravando as travinhas
Imagem
ficando algo parecido como isso, e para remover vai puxando o conector e empurrando a capinha.
Imagem
Imagem
Imagem
Lembre-se de uma coisa muito importante, a posição do chicote para remontar a capinha.
No meu caso aqui o fio marrom é o início da saídas dos fios da capinha e o fio vermelho da ponta Conector 13 é a ponta final da capinha (lado que não sai os fios)
Imagem
Imagem

espero que eu tenha conseguido explicar direito.

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JUMPER (JUMPEAMENTO PARA TESTE DE C.C.)
Não tem sensor? tem o sensor mas não funciona? por enquanto não quer se estressar com a luz acesa direta?
JUMPEANDO SOMENTE SENSORES RADIADOR/LIMPADOR/FLUíDO/ÓLEO/PASTILHA
NOTA: caso mesmo após jumpear e continuar com a lâmpada acesa. Talvez possa ser fio errado, chicote isolado, etc...
Neste caso, terá que remover o C.C. achar o fio de acordo com o Diagrama do Chicote detalhado acima e fazer imenda
do óleo e da pastilha o fio tem retorno para o C.C., já os sensores de fluído, limpador, radiador já tem que estar encostado na lataria do carro.

Somente verifica o chicote se está OK e se a luz de anomalia está funcionando OK. e também para provisóriamente apagar a luz de anomalia que você não aguenta mais ficar vendo enquanto dirige.

Foto mostrando o chicote do Sensor do Reservatório dos Limpadores
Imagem
pegue um pequeno fio e desencape ambos os lados.
Imagem
e imende um fio no outro
Imagem
Gire na chave e espere o C.C. verificar as luzes. no meu caso do exemplo o reservatório dos limpadores ficará com a luz apagada por estar jumpeado
Imagem
Com o C.C. funcionando, remova o jumper do chicote e deixe o chicote desconectado, e espere o C.C. acusar (Dependendo do Sensor - é normal demorar para ele acusar).
No meu ele demorou cerca de 20 a 30 segundos para acender
[img]http://img855.imageshack.us/img855/325/dsc03247h.th.jpg][/img]

Sensores que tem como fazer este teste.
ao lado de cada sensor o tempo de resposta que ele demora para informar a anomalia (feito no meu carro, com motor desligado , apenas com a chave girada e adicionando uns segundos a mais)

Reservatório de Água do Radiador - 15 a 25 segundos
Nível de Óleo - 2 minutos e 30 segundos a 3 minutos (é bom esperar, sem desanimo), este vai acender piscando
Nível do Fluído de Freio - 5 a 15 segundos
Nível da Pastilha de Freio - 2 a 5 segundos
Nível do Reservatório dos Limpadores de Vidro - 15 a 45 segundos

Exemplo prático:
as fotos a seguir mostra o chicote quase finalizado (esperando um conector e claro o sensor que é da pastilha de freio)
primeira foto mostra os fios azul e marrom que saem do C.C. e passam para dentro do motor (eu que puxei esses fios (meu C.C. estava com eles cortados)
independente da cor dos fios. os meus ficaram
conector 2 do C.C. fio azul e conector 3 do C.C. fio marrom
a idéia de imendar o azul no marrom é para jumpear a anomalia da falta do sensor para enganar o C.C. como se o Sensor estivesse fncionando perfeitamente e tudo estivesse nas ordens (isso não estraga e nem queima o C.C. - se fizer tudo corretamente)
Fios Jumpeados com fita isolante mesmo (provisório, nem solda eu fiz)
Imagem
se o jumpeamento ficar bom ao girar a chave o C.C. ficará assim, com a luz apagada (no caso aqui é o da Pastilha de Freio)
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Agora para saber se o chicote não está isolado no meio do caminho ou é um chicote falso, deixe a chave girada com o C.C. funcionando e faça isso. afaste os 2 fios jumpeados e espere um pouquinho até o C.C. acender a luz de anomalia.
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E veja se acendeu a luz de anomalia
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Se todo este procedimento deu certinho com os testes do C.C. agora é analisar os sensores e seus problemas.



RESERVADO para mais alguma coisa que eu tenha esquecido por agora. :=D:
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Re: [TUTORIAL] CHECK CONTROL - Andamento 20%
MensagemEnviado: 12 Dez 2011, 17:10 
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Lanterna/Farol - por enquanto arrumei somente as lanternas (traseiras) - farol baixo o danado ainda continua acendendo
Luz de Freio - esta eu matei hoje - funcionando 100%
Radiador - 100%
Óleo - 100%
Pastilha - Ainda não tenho mas está 100%
Fluído de Freio - Montei hoje também 100%
Limpadores - 100%

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Re: [TUTORIAL] CHECK CONTROL - Andamento 20%
MensagemEnviado: 12 Dez 2011, 17:59 
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caramba eu não tenho isso, mas pra quem tem acredito que vai ser de muita ajuda, show de bola parabéns :aplausos:

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Editado pela última vez por Thiago em 12 Dez 2011, 18:08, num total de 1 vezes

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Re: [TUTORIAL] CHECK CONTROL - Andamento 20%
MensagemEnviado: 12 Dez 2011, 18:03 
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Acompanhando desde o começo....

Num futuro próximo o GSL deve ganhar o seu Check Control também...

Abraços

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Re: [TUTORIAL] CHECK CONTROL - Andamento 20%
MensagemEnviado: 12 Dez 2011, 18:20 
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Ciclista escreveu:
Acompanhando desde o começo....

Num futuro próximo o GSL deve ganhar o seu Check Control também...

Abraços


Só precisa do Check Control (Indicador das anomalias) - o módulo sensor das luzes (que informa lâmpada queimada - luz de freio, lanternas e farol baixo). Os sensores depois tu vai arranjando aos poucos. os mais fáceis fluído de Freio em qualquer loja tu deve encontrar (é a tampa do fluído com interruptor). Reservatório de Radiador e Reservatório de Limpador estes é tranquilo (achou um GSI sendo matado - tem os reservatórios compra)...o sensor de óleo comprar junto com o carter também do GSI. A Pastilha só comprar ou a original ou da Cobreq.

o resto tu monta em cima deste tutorial que estou fazendo.

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Re: [TUTORIAL] CHECK CONTROL - Andamento 20%
MensagemEnviado: 12 Dez 2011, 18:30 
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rafaeldrm escreveu:
Ciclista escreveu:
Acompanhando desde o começo....

Num futuro próximo o GSL deve ganhar o seu Check Control também...

Abraços


Só precisa do Check Control (Indicador das anomalias) - o módulo sensor das luzes (que informa lâmpada queimada - luz de freio, lanternas e farol baixo). Os sensores depois tu vai arranjando aos poucos. os mais fáceis fluído de Freio em qualquer loja tu deve encontrar (é a tampa do fluído com interruptor). Reservatório de Radiador e Reservatório de Limpador estes é tranquilo (achou um GSI sendo matado - tem os reservatórios compra)...o sensor de óleo comprar junto com o carter também do GSI. A Pastilha só comprar ou a original ou da Cobreq.

o resto tu monta em cima deste tutorial que estou fazendo.


O check e o módulo eu já tenho....faltam apenas os sensores e a coragem para começar...rsrs...

Vou usar sim, esse tópico vai ser muito útil

Abraços

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Re: [TUTORIAL] CHECK CONTROL - Andamento 20%
MensagemEnviado: 12 Dez 2011, 20:29 
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Caraka.. muito bom.. o meu acendia umas 3 luzes com o carro ligado, e quando eu dava partida acendia todas as luzes certinho.. ai levei no eletricista pra ver pq as outras não apagavam sendo q tava td certo.. agora não acende mais, mas tbm não acende todas quando eu do partida pra depois apagar.. ou seja, ele fez gambiarra ai, isso é um dos projetos meu pro ano q vem.. acertar esse Check pra funcionar 100%..

Abraço

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Re: [TUTORIAL] CHECK CONTROL - Andamento 20%
MensagemEnviado: 12 Dez 2011, 20:54 
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:ooohhh: :ooohhh: :ooohhh: :ooohhh: :ooohhh: :ooohhh:
Excelente tópico Rafa, com certeza ele ira ajudar muito os amigos que tem problemas com essa peça..

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Re: [TUTORIAL] CHECK CONTROL - Andamento 20%
MensagemEnviado: 12 Dez 2011, 21:23 
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po o meu tbm tem esse check control + nunca ascendeu um dia eu fui tirar quebrei td ai né ficou aquele buraco feio no painel e não achei em lugar nenhum :positivo: :positivo:


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Re: [TUTORIAL] CHECK CONTROL - Andamento 20%
MensagemEnviado: 13 Dez 2011, 04:05 
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vlw pela dica Rafael!!!! :palmas: :palmas:
abço


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Re: [TUTORIAL] CHECK CONTROL - Andamento 20%
MensagemEnviado: 13 Dez 2011, 06:02 
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Uma coisa que mais quero de todos vocês é se estão entendendo tudo e se falta mais explicação, claro que ainda nem terminei....me falta um pouco de tempo para montar um desenho do esquema do chicote do C.C. e o Sensor das lâmpadas que nem fiz ainda.


tem muita coisa para ser feita....mas com calma tudo estará ae.

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Re: [TUTORIAL] CHECK CONTROL - Andamento 20%
MensagemEnviado: 13 Dez 2011, 06:35 
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Caracas mano!
Que show esse tutorial em!
Dá uma trabalheira acertar isso...mas quando tiver redondinho vale cada minuto gasto!

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Re: [TUTORIAL] CHECK CONTROL - Andamento 20%
MensagemEnviado: 13 Dez 2011, 07:05 
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Muito legal! Parabéns pela iniciativa. Vai ajudar muita gente.
Eu to brigando com o sensor de nível na vareta de óleo faz um bom tempo já. hehehe A tampa do reservatório de freio depois de muito procurar por aqui e não encontrar, fiz esse "artifício técnico" para poder usar a tampa comum. hehe

viewtopic.php?f=8&t=25947

Acompanhando!

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Re: [TUTORIAL] CHECK CONTROL - Andamento 20%
MensagemEnviado: 13 Dez 2011, 07:10 
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acompanhando! projeto show de bola esse. :palmas:

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Re: [TUTORIAL] CHECK CONTROL - Andamento 20%
MensagemEnviado: 13 Dez 2011, 08:51 
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To acompanhando..... imagine, um dia desses dando uma geral no Kadett'ao achei o fio do plug do farol de milha emendado, pensei logo, tá em curto, por isso que o primeiro fuzivel da caixa tá queimando, tirei a emenda e isolei os fios, e pra minha surpresa a luz de pastilha baixa acendeu, naum entendi mais nada, :-$


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